paykasa bozum
 ATIVIDADES DE SALA DE ESPERA

Pró-Saúde / Pet-Saúde

ATIVIDADES DE SALA DE ESPERA

ATIVIDADES DE SALA DE ESPERA

Sob a orientação das preceptoras Fátima Seixas e Gilvânia Souza, nosso grupo começou um estudo bibliográfico que deu suporte teórico ao desenvolvimento de atividades de sala de espera.

Nossa proposta para a sala de espera incluía a realização de mini-palestras interativas (duração entre 10 e 15 min) a serem realizadas com as pacientes do 3º e 4º andar do Instituto Jenny Faria (local de atendimento da Ginecologia e Obstetrícia) no período em que elas aguardavam atendimento e o desenvolvimento de cartilhas informativas para serem distribuídas durante essas palestras.

Foram formuladas duas cartilhas em formas de perguntas/respostas sobre o câncer de colo de útero e sobre os direitos dos pacientes com câncer. Procuramos adotar uma linguagem clara e popular para transmitir conceitos básicos importantes para a prevenção da doença. Nosso objetivo é educar as pacientes para que elas se tornem aptas a zelar por sua saúde e, também, agentes promotores de saúde, ao reproduzir, em seus ciclos de relacionamento, os conhecimentos aprendidos durante a sala de espera. Com a distribuição das cartilhas, as pacientes poderiam consultá-las sempre que tivessem dúvidas e mostrá-las para outras mulheres.

As pacientes ficaram muito empolgadas com as palestras e, apesar de tímidas no início, foram ficando mais desinibidas e aproveitaram a palestra para tirar dúvidas. Algumas, que estavam como acompanhantes de outras pacientes nos procuraram para saber como agendar consulta ginecológica.

Tentamos avaliar a viabilidade de pedir que os médicos e residentes que atendem as pacientes da oncoginecologia lhes entregassem a cartilha da assistência social para sanar as dúvidas em relação a aspectos legais da doença. Por enquanto, não foi possível iniciar essa intervenção.

Tamanho foi o sucesso da sala de espera, que decidimos ampliá-la para outros andares do hospital, inclusive realizando-a na portaria, afim de informar mais pessoas sobre o câncer de colo de útero, inclusive os pacientes de outras clínicas e os funcionários do hospital.

 

 

 

 

 

 

 

Cartilhas elaboradas pelos alunos do Pet-Redes 
Câncer de Colo de útero 
Unidade Hospital Jenny de Andrade Faria.

Atividade de sala de espera no 3º andar do Instituto Jenny de Andrade Faria.

Busca Rápida

Busca Rápida

Eventos

? Nenhum evento encontrado