ATIVIDADES DE SALA DE ESPERA

ATIVIDADES DE SALA DE ESPERA

Sob a orientação das preceptoras Fátima Seixas e Gilvânia Souza, nosso grupo começou um estudo bibliográfico que deu suporte teórico ao desenvolvimento de atividades de sala de espera.

Nossa proposta para a sala de espera incluía a realização de mini-palestras interativas (duração entre 10 e 15 min) a serem realizadas com as pacientes do 3º e 4º andar do Instituto Jenny Faria (local de atendimento da Ginecologia e Obstetrícia) no período em que elas aguardavam atendimento e o desenvolvimento de cartilhas informativas para serem distribuídas durante essas palestras.

Foram formuladas duas cartilhas em formas de perguntas/respostas sobre o câncer de colo de útero e sobre os direitos dos pacientes com câncer. Procuramos adotar uma linguagem clara e popular para transmitir conceitos básicos importantes para a prevenção da doença. Nosso objetivo é educar as pacientes para que elas se tornem aptas a zelar por sua saúde e, também, agentes promotores de saúde, ao reproduzir, em seus ciclos de relacionamento, os conhecimentos aprendidos durante a sala de espera. Com a distribuição das cartilhas, as pacientes poderiam consultá-las sempre que tivessem dúvidas e mostrá-las para outras mulheres.

As pacientes ficaram muito empolgadas com as palestras e, apesar de tímidas no início, foram ficando mais desinibidas e aproveitaram a palestra para tirar dúvidas. Algumas, que estavam como acompanhantes de outras pacientes nos procuraram para saber como agendar consulta ginecológica.

Tentamos avaliar a viabilidade de pedir que os médicos e residentes que atendem as pacientes da oncoginecologia lhes entregassem a cartilha da assistência social para sanar as dúvidas em relação a aspectos legais da doença. Por enquanto, não foi possível iniciar essa intervenção.

Tamanho foi o sucesso da sala de espera, que decidimos ampliá-la para outros andares do hospital, inclusive realizando-a na portaria, afim de informar mais pessoas sobre o câncer de colo de útero, inclusive os pacientes de outras clínicas e os funcionários do hospital.

Cartilhas elaboradas pelos alunos do Pet-Redes
Câncer de Colo de útero
Unidade Hospital Jenny de Andrade Faria.

Atividade de sala de espera no 3º andar do Instituto Jenny de Andrade Faria.