paykasa bozum
 ATIVIDADE DE TODO O GRUPO: ARTIGO: O PET REDES E O CÂNCER GINECOLÓGICO

Pró-Saúde / Pet-Saúde

ATIVIDADE DE TODO O GRUPO: ARTIGO: O PET REDES E O CÂNCER GINECOLÓGICO

O Câncer de Colo de Útero e o PET-Redes

O câncer de colo de útero é um dos mais comuns no Brasil, sendo menos frequente apenas do que o câncer de mama na população feminina. Em países em desenvolvimento, esse é o principal tipo de câncer ginecológico, e nos países desenvolvidos ele ocupa 3° ou 4° lugar, o que aponta a importância de aspectos socioculturais no desenvolvimento da doença.

Apesar dessa grande importância, nem sempre a população feminina é suficientemente informada sobre os meios de prevenir a doença.Entre eles, destaque-se o exame Papanicolau, que detecta lesões pré-cancerosas e lesões cancerosas em estágio inicial, proporcionando prognósticos melhores para as pacientes.  De acordo com a literatura médica:‘nenhuma outra forma de câncer documenta melhor os efeitos da triagem, diagnóstico e terapia curativa sobre a taxa de mortalidade que o câncer de colo uterino’.

A maioria dos casos dessa neoplasia é causada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível, que pode passar entre pessoas mesmo que não haja a penetração vaginal, bastando o contato direto com a pele ou mucosa infectada. Assim, os contatos oral-genital, manual-genital e genital-genital são possíveis formas de se contaminar com o vírus, que pertence ao grupo dos agentes causadores de DST (doenças sexualmente transmissíveis). É possível, assim, deduzir  que alguns fatores de risco para esse câncer são: ter múltiplos parceiros; o parceiro ter múltiplas parceiras sexuais prévias ou atuais; e ter iniciado a vida sexual precocemente. Existem outros fatores não sexuais que contribuem para o desenvolvimento da doença como: imunossupressão; ter tido muitos filhos; tabagismo e infecção persistente por um subtipo de HPV de alto risco oncogênico.

Nesse contexto, o PET-saúde Redes torna-se uma ferramenta muito importante para mudar essa realidade de desinformação e reduzir a incidência desse câncer. Para isso, o programa procura abordar a questão sob diferentes perspectivas: prevenção, tratamento e assistência social e pessoal.


Leia mais..

 

 

Busca Rápida

Busca Rápida

Eventos

? Nenhum evento encontrado