Rede de Atenção às Urgências e Emergências

Sub - Projeto

PROJETO PET REDES 2013-2015

1)      Nome do grupo:PET Rede de Urgência e Emergência

2)      Unidades de saúde participantes:

-Hospital Risoleta Tolentino Neves -Rua das Gabirobas, 01 - Vila Clóris

- UPA Venda Nova – Rua Padre Pedro Pinto 322, Venda Nova.

3) Cursos envolvidos:Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina, Psicologia, Odontologia.

Tutora:Profa. Ciomara Nunes – Departamento de Terapia Ocupacional

Preceptores

NOME

Cenário de práticas

Categoria Profissional

1. Andressa Reis Werneck

Nutricionista

1. Josiane Moreira da Costa

Farmacêutica

1. Michelle Karina Silva

Psicóloga

1. Thais Sena

1. Shirley Iara da Silva Veiga

Enfermeira

6.       Jean Paul

UPA Venda Nova

Médico

7.       Tatiana Simões Chaves

Fonoaudiologia

O que é o projeto?

O Hospital Risoleta Tolentino Neves possui uma Unidade de Tratamento de Acidente Vascular Cerebral, esta foi palco e fonte inspiradora de grande parte das atividades e ações desenvolvidas pelo grupo tutorial do PET-Saúde da rede de urgência e emergência durante o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre de 2013. Durante este período o grupo verificou a demanda de se orientar ainda mais do que já é acontece com pacientes e cuidadores a respeito da importância de se procurar atendimento médico diante da percepção de qualquer sintoma de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).  Dessa forma, o segundo semestre de 2013 proporcionou a oportunidade e o desafio de se buscar a solução para um grande problema: como orientar pacientes e acompanhantes de forma eficaz a procurarem de forma imediata o atendimento médico diante da suspeita de AVC. O grupo tutorial optou por elaborar uma cartilha que contivesse informações relevantes e que pudesse ser compreendida por todos. A partir da escolha do que deveria ser elaborado, iniciou-se a fase de formulação do material. Foram muitas tentativas até que fosse alcançada a versão final que contém, além de textos, imagens ilustrativas. O conteúdo fala do que é um AVC, como identificá-lo, o que se fazer ao se reconhecer um, quais são os fatores de risco e como evitar a ocorrência de um AVC. As imagens escolhidas ilustram, cada uma, um ou outro sintoma; a cartilha também contém o nome da instituição. Com a conclusão desta etapa a perspectiva do grupo é passar à fase de orientação e de entrega de cartilhas propriamente dita aos pacientes que derem entrada na Instituição. O foco principal de todo o trabalho, portanto, consiste em diminuir a demora prejudicial e em alguns casos fatal verificada em inúmeros casos ao se buscar atendimento hospitalar na presença de sintomas como hemiparesias, afasias, perda repentina da visão, confusão mental injustificada.