Enfrentamento e Prevenção de Acidentes e Violências

Nome do Grupo

PET-VS Acidentes e Violência na Atenção Primária à Saúde

Unidades de Saúde Participantes

Centro de Saúde Jardim Felicidade.

Cursos envolvidos

Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais.

Introdução / O que é o projeto?

O projeto Concepções e práticas de saúde no enfrentamento das situações de acidentes e violência na Atenção Primária à Saúde integra o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/Vigilância em Saúde promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte em parceria com o Ministério da Saúde. A importância deste projeto se destaca pelos desafios da prevenção e da promoção de saúde nas situações de morbi-mortalidade causados por acidentes e violências existentes no município de Belo Horizonte, e pelo pouco conhecimento sobre as adversidades pessoais e sociais consequentes a estas situações nos territórios de saúde adscritos pelas equipes da Atenção Primária à Saúde deste município.

Objetivos

Compreender e desenvolver estratégias de promoção da saúde e de prevenção de adversidades decorrentes de acidentes e de violência no cotidiano familiar, comunitário ou do trabalho na Atenção Primária à Saúde.

Métodos e atividades a serem desenvolvidas

Metodologia de Pesquisa-Ação Integral e Estratégica por meio da formação de um grupo de aprendizagem tutorial composto por professores, profissionais e discentes o campo da saúde e por profissionais das equipes do Centro de Saúde Jardim Felicidade do município de Belo Horizonte. O processo de pesquisa e o desenho de ação proposto pelo projeto inclui as seguintes etapas: 1) Identificação da situação problema através do Diagnóstico Situacional sobre os acidentes e a violência no território por meio da Observação Participante e da Estimativa Rápida Participativa; 2) Definição dos objetivos da pesquisa e da ação a partir de Grupos Focais com as equipes de saúde; 3) Planejamento da pesquisa e das ações por meio do Método Altadir de Planejamento Popular; 4) Realização da pesquisa e da ação a partir de referenciais da Promoção de Saúde e Educação em Saúde; 5) Análise e avaliação dos resultados em equipe.