paykasa bozum
 UBS Cafezal

Pró-Saúde / Pet-Saúde

Sub-Projeto

Tutor: Professor Hans-Joachim Karl Menzel (Curso de Educação Física)

Promoção da Saúde, Prevenção de Agravos e Controle das Doenças Crônicas não Transmissíveis  

Introdução

No Brasil, observa-se um aumento significativo da prevalência das DCNT, principalmente devido ao processo acentuado de envelhecimento. A maioria dos fatores de risco para o desenvolvimento destas relaciona-se à não adoção de um estilo de vida saudável.

Justificativa

A adoção de um estilo de vida saudável e o uso racional de medicamentos são fundamentais para a promoção de saúde, prevenção de agravos e controle das DCNT. Para este processo, é necessário aprimorar ou implementar programas de educação e o planejamento em saúde com conhecimento prévio das formas características de pensar e agir predominantes das populações assistidas.

Objetivos

Indicar, desenvolver e promover ações sustentáveis de promoção de saúde junto aos usuários das UBS, de modo a torná-los co-gestores destas ações.

Métodos e atividades a serem desenvolvidas pelo aluno e preceptor

Estudo seccional com metodologia qualiquantitativa delineado para direcionar e fundamentar a orientação de adoção de estilos de vida saudáveis pelos usuários, caracterizar os fatores associados à sua não prática e à não prescrição de modos de vida saudáveis pelos profissionais de saúde das UBS envolvidos no projeto, bem como o uso racional de medicamentos. Diferentes propostas de adoção de estilos de vida saudáveis serão oferecidas aos usuários, segundo as condições ambientais, materiais, populacionais, após capacitação dos preceptores e alunos, e direcionadas para diferentes grupos. Todos os dados obtidos serão devidamente analisados e interpretados, e os resultados, apresentados, discutidos e divulgados.

Serão produzidos materiais educativos, mobilização e/ou capacitação dos profissionais de saúde e dos discentes dos cursos de graduação envolvidos.

Será desenvolvida uma pesquisa, com delineamento seccional e metodologia qualiquantitativa, comum as três Unidades Básicas de Saúde, a saber: Leopoldo Crisóstomo, Cafezal, Primeiro de Maio e Venda Nova. Essa pesquisa tem como objetivo geral, avaliar a qualidade de vida relacionada ao perfil de saúde dos indivíduos adultos (maiores que 18 anos) atendidos nestas três Unidades Básicas de Saúde. Será feita uma análise estratificada para os indivíduos identificados com hipertensão arterial, diabetes, obesos, outras morbidades crônicas não transmissíveis e saudáveis.

 

Busca Rápida

Busca Rápida

Eventos

? Nenhum evento encontrado