paykasa bozum
 Portifolio

Pró-Saúde / Pet-Saúde

Portifolio

Atividade do Grupo

Alunos do Centro de Saúde Cafezal contribuíram para o lançamento do livro “ O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DA SAÚDE” do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde II), o trabalho está disponível no site da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Para mais informações, clique aqui..

O DIA DO HOMEM

PET E CENTRO DE SAÚDE CAFEZAL PROMOVEM DIA DO HOMEM

O Centro de Saúde Cafezal e o Programa de Educação pelo Trabalho (PET) em Saúde realizaram no último, dia 23 de agosto, o Dia do Homem. A ação surgiu diante da baixa procura dos homens pelos Centros de Saúde para acompanhamento preventivo. Judith Freitas, enfermeira do Centro de Saúde Cafezal, avaliou a ação como muito bem sucedida. “A participação foi grande e todos gostaram muito do evento”, revelou Judith.

Aqueles que compareceram ao centro puderam realizar avaliações médicas, participar de atividades com foco em orientação sexual e fazer o teste rápido de doenças como HIV e Sífilis. “ É uma iniciativa muito boa, os homens da região não compareciam tanto pela falta de oportunidade. [O dia] foi bastante intenso e movimentado”, revelou Jacyara Rodrigues, bolsista do PET-Saúde.

 

Relatório das atividades do grupo tutorial PET-Saúde CS Cafezal, novembro de 2013

QUESTIONÁRIOS

Realização de questionários com os usuários CS com a intenção de avaliar a qualidade de vida da população. Os usuários foram escolhidos de forma aleatória e de acordo com a aceitação do indivíduo. No questionário são abordadas perguntas como: Como você avalia sua saúde? Algum médico ou outro profissional de saúde já te disse que você tem alguma doença? Quais os medicamentos usados? Vida sexual? Lazer?

Serão realizados 300 questionários por centro de saúde, sendo quatro centros de saúde participantes. Após está etapa, serão lançados os dados para realização de um estudo.

DIA DO DIABÉTICO

O Diabetes Mellitus configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo- se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes. Um indicador macroeconômico a ser considerado é que o diabetes cresce mais rapidamente em países pobres e em desenvolvimento e isso impacta de forma muito negativa devido à morbimortalidade precoce que atinge pessoas ainda em plena vida produtiva, onera a previdência social e contribui para a continuidade do ciclo vicioso da pobreza e da exclusão social. As conseqüências humanas, sociais e econômicas são 4 milhões de mortes por ano relativas ao diabetes e suas complicações, o que representa 9% da mortalidade mundial total.

O CS Cafezal, em conjunto com o Pet Saúde, realizou o Dia do Diabético. Foi avisado à população portadora dessa doença, previamente, sobre a realização do evento. Assim, no dia 30 de novembro, das 8 às 12 horas, foram realizadas atividades como: avaliação médica geral com renovação de receitas e esclarecimento de dúvidas; análise do pé do paciente; avaliação odontológica; orientações quanto à atividade física e alimentação; coleta de exames laboratoriais, medida de peso e altura, medida de pressão arterial e medida de glicemia capilar. As salas foram divididas por setor de avaliação e os pacientes passavam por cada uma para poder ter um atendimento completo em relação ao Diabetes. No próximo dia 7 de Dezembro, o Dia do Diabético será realizado novamente, na tentativa de atender a maior parte da população possível.

PROMOÇÃ DE SAÚDE

Os alunos no Pet saúde em conjunto com a preceptoria iniciaram um trabalho de confecção de relatos de caso sobre as atividades de promoção de saúde ocorridas desde agosto no CS Cafezal. Essas atividades, como faladas no relatório de atividades de outubro e setembro, foram tendas realizadas na UBS com o propósito de levar informação para a população, sobre assuntos diversos, como saúde bucal, sexualidade, vacinação entre outros. Inicialmente, está sendo realizado o estudo de referências bibliográficas para a obtenção de uma reflexão teórica com o tema Promoção de Saúde.

Atividades do Grupo

Nos últimos 3 meses os relatos do grupo tutorial UBS Cafezal reuniram várias atividades incluindo: tenda de informação sobre saúde bucal, atividades especiais para mulheres, além de visitas aos setores da UBS.
 
Confiram na íntegra os relatórios:
 
 

Busca Rápida

Busca Rápida

Eventos

? Nenhum evento encontrado