paykasa bozum
 Hospital Sophia Feldman e UBS São Tomás

Pró-Saúde / Pet-Saúde

Sub-Projeto

Tutor: Professora Kleyde Ventura de Souza (Curso de Enfermagem)

Linha Temática: REDE CEGONHA  

A redução da mortalidade materna e neonatal no Brasil é um desafio para os serviços de saúde e para a sociedade. Esforços têm sido desenvolvidos no sentido de se compreender melhor os mecanismos que levam ao mau resultado materno e neonatal, assim como de entendê-los dentro da rede de atenção à saúde da mulher e da criança. Nesse contexto, destaca-se a importância de se estudar as condições de saúde nos ambientes da rede de atendimento pré-natal, parto, puerpério e da criança. 

 Assim, o PET Saúde III incorporou às suas linhas temáticas, a linha Rede Cegonha, em alusão a recente estratégia criada pelo Ministério da Saúde a Rede Cegonha, que se fundamenta nos princípios da humanização, buscando garantir os direitos das mulheres, recém-nascidos e crianças à uma assistência de qualidade. 

 As ações da linha temática Rede Cegonha serão desenvolvidas em um serviço de atenção básica e incluirá um novo cenário, serviço de atenção hospitalar e representará mais um incentivo aos processos formativos voltados para a qualificação da Rede de Atenção à Saúde materno-infantil, envolvendo docentes e estudantes dos cursos de graduação da Área da Saúde da UFMG, profissionais da Rede Básica de Saúde do Município de Belo Horizonte e do Hospital Sofia Feldman.

Espera-se, com a implementação do PET Saúde III e com as ações da linha temática Rede Cegonha alcançar os seguintes resultados: 

- Contribuir para redução da morbidade e mortalidade materna e infantil 

- Promover a melhoria da qualidade da assistência materno-infantil e saúde reprodutiva 

- Fortalecer a articulação ensino-serviço-pesquisa de caráter interdisciplinar 

- Propiciar integração ensino-serviço-comunidade, oferecendo ao aluno experiências interdisciplinares em diferentes cenários de atuação profissional em saúde materno-infantil

 

Busca Rápida

Busca Rápida

Eventos

? Nenhum evento encontrado