paykasa bozum
 Portifolio

Pró-Saúde / Pet-Saúde

Portifolio

Aconteceu...

1° Mostra de Produção Científica do Hospital Sofia Feldman

Entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2013 aconteceu a1ª Mostra de Produção Científica do Hospital Sofia Feldman (HSF), no Centro de Capacitação da própria instituição, onde os trabalhos realizados por profissionais do HSF foram estão expostos no formato pôster. Dentre os trabalhos foram apresentados quatro produções do Pró-Pet Saúde III- Rede Cegonha, realizados em conjunto por estudantes, preceptores e tutores.

Um dos propósitos do PET (Programa de Educação pelo Trabalho) é justamente integrar a educação com a lógica organizacional de um serviço integrado ao SUS. Por isso é de grande importância esse tipo de iniciativa pois despertará no aluno o senso crítico, com o objetivo de colocar na prática clínica os resultados encontrados nas pesquisas, beneficiando a comunidade.

Nessa Mostra, que foi aberta à participação da população,  os trabalhos produzidos pelo Pró-Pet Saúde III- Rede Cegonha foram os seguintes:“A percepção do parto: vivência dos estudantes do Pró-Saúde/Pet Saúde III- Rede Cegonha.”; “Relato de experiência: busca e sistematização de informações sobre a atenção à gestação, parto e puerpério.”; “Oficinas educativas com gestantes: relato de experiência do grupo tutorial Pró/PET Saúde III, Rede Cegonha.” e “Avaliação do tipo de parto de puérperas que realizaram pré-natal no Centro de Saúde São Tomás: compreendendo o problema- uma experiência de análise preliminar de dados dos estudantes do Pró- Saúde/PET Saúde III- Rede Cegonha.”

Foi possível perceber a importância deste evento nos depoimentos dos bolsistas e voluntários do PET Vigilância e Pró-Pet Saúde III - Rede Cegonha que estavam presentes:

Eu acho que a Mostra é importante por ser uma forma de expor para a sociedade a produção científica dentro do hospital e é uma forma simples de obter mais informações, conhecimentos principalmente na área da neonatologia”. (Isadora Vieira- Estudante 4º período medicina- Bolsista- Pró/PET Saúde III Rede Cegonha).

“Eu acho importante, pois podemos ver os trabalhos que estão sendo realizados dentro do serviço e seu resultado final. Com isso, é possível ver quais são as abordagens mais utilizadas no hospital em diversos setores.” (Gleice Kelly- Estudante 7º período Odontologia- Bolsista- PET Rede Vigilância).

 

 

Texto: Sofia Sabino (Bolsista PET REDE Cegonha III – Nutrição/7º período), Luanda R. Oliveira Alves (Bolsista PET REDE Cegonha III – Fisioterapia/5º período) , Tatiana Coelho Lopes (Preceptora PRÓ-PET Saúde III Rede Cegonha -  Cegonha III) e Tutora: Kleyde Ventura de Souza/ EE-UFMG - PRÓ-PET Saúde III Rede Cegonha -  Cegonha III). 

Finalização do ano... Reunião de campo no Hospital Sofia Feldman

No dia 12/12/2013, ás 16:30h, foi realizada uma reunião de campo dos grupos tutoriais (GT), do PET Rede Cegonha e PET Vigilância, na sala de aula do Centro de capacitação do Hospital Sofia Feldman, na qual estavam presentes acadêmicos e preceptores de ambos GT e a tutora do PET Vigilância – a Profa. Elysângela Dittz da Escola de Enfermagem da UFMG.

A reunião iniciou-se com a apresentação de todos e as boas-vindas para a Preceptora Kelly (PET Rede Cegonha) e ao aluno Claudio (Medicina- PET Vigilância). Foi informada a saída da preceptora Vívian Azevedo, do PRO/PET SAÚDE III/Rede Cegonha. Foram discutidas as perspectivas de trabalho para os grupos tutorais para os próximos três meses e foi marcada uma reunião do GT Vigilância no dia 17/12, para dar continuidade à elaboração do projeto e possível finalização do mesmo para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG e do HSF. Já para o primeiro semestre de 2014, iniciaremos atividades de intervenção no campo, destacando-se atividades que serão realizadas na sala espera dos respectivos campos de atuação do PRO/PET SAÚDE III - Centro de Saúde (CS) São Tomás, CS Padre Tarcísio, Hospital Sofia Feldman e o Hospital das Clínicas/UFMG.

Posteriormente discutiu-se a carga horária dos estudantes para encerramento do ano e já elaborada a escala do mês de janeiro/2014. Para o cumprimento da carga horária extra campo do referido mês, foi acordado que haverá uma única atividade que corresponderá às 16 horas deste período.

 

Acadêmicos e Tutora dos PET Vigilância e Redes

 

 

 

 

 

Responsáveis pela elaboração e revisão do texto: Sofia Sabino (Acadêmica Nutrição, PET Rede Cegonha), Fernanda Oliveira (Acadêmica Enfermagem, PET Rede Cegonha), Tatiana Coelho (Preceptora, PET Rede Cegonha) e Kleyde Ventura (Tutora PET Rede Cegonha). 

Busca Rápida

Busca Rápida

Eventos

? Nenhum evento encontrado