paykasa bozum
 Produção Científica

Pró-Saúde / Pet-Saúde

Produção Científica

Grupo Tutorial: PRO-SAÚDE/PET SAÚDE III – Linha Temática e de Pesquisa Rede Cegonha (2012-2014)

TÍTULO DO PROJETO:

Análise dos itinerários terapêuticos de gestantes de risco habitual e suas implicações na qualidade da assistência obstétrica e seu impacto no resultado materno e perinatal.

EQUIPE:

Juliana Silva Barra - Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFMG

Professora Adjunta – Subcoordenadora do Projeto. Tutora.

Kleyde Ventura de Souza - Departamento de enfermagem materno infantil

Professora Adjunta- Subcoordenadora do Projeto. Tutora.

Tatiana Coelho Lopes - Doutorado em Saúde Coletiva/ Instituto de Medicina Social/UERJ. Linha de Ensino e Pesquisa/ Hospital Sofia Feldman. Preceptora.

Nágela Cristine Pinheiro Santos - Mestre em Enfermagem pela EEUFMG

Enfermagem Obstétrica/ Hospital Sofia Feldman. Preceptora.

Vivian Mara de Azevedo Gonçalves - Doutora em Ciências de Saúde pela FM/ UFMG. Linha de Ensino e Pesquisa e Coordenadora da Fisioterapia/HSF. Preceptora.

Jockson Júnior– Médico especialista em Saúde da Família. Secretaria Municipal da Saúde de Belo Horizonte (SEMSA-BH). Centro de Saúde São Tomas. Preceptora.

Milena Arantes– Odontóloga. Secretaria Municipal da Saúde de Belo Horizonte (SEMSA-BH). Centro de Saúde São Tomas. Preceptora.

 

RESUMO:

Indicadores de morbidade e mortalidade materna e perinatal no país são considerados incompatíveis com seu atual nível de desenvolvimento econômico e social. A gestação em áreas de risco é aquela mais vulnerável ao mau resultado e também a que demandará maior utilização de uma rede de assistência obstétrica eficaz, em todos os seus níveis de complexidade. Esta investigação se propõe a contribuir para a identificação de problemas neste referenciamento, abrindo possibilidades para soluções capazes de levar a uma melhor qualificação da rede de atendimento obstétrico do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do estudo é avaliar a importância de padrões de deslocamento geográfico nos serviços públicos de saúde de atenção primária, secundária e terciária dessas gestantes como fator de prognóstico para o resultado materno e perinatal. Para isto, serão selecionadas e avaliadas gestantes atendidas no Centro de Saúde São Tomás e que tiveram seus filhos no Hospital Sofia Feldman. Dados do pré-natal e parto serão recolhidos tendo como fonte o cartão de pré-natal, o prontuário obstétrico e as respostas a um questionário estruturado. Com emprego de software de sistema de informação geográfica e do método de análise Grade of Membership (GoM), as trajetórias das mulheres na rede de atenção obstétrica serão estudadas, assim como serão almejados identificar perfis extremos e seus padrões de resultados obstétricos. Aproposta contribui também para aproximar grandes áreas do conhecimento na busca de soluções inovadoras para desafios atuais do Sistema Único de Saúde, promovendo atividades interdisciplinares e possibilitando a formação de profissionais de alto nível capazes de atuar de forma integrada no ensino, pesquisa e assistência à saúde.

Descritores: Itinerários terapêuticos. Gestação de risco habitual. Avaliação qualidade. Assistênciamaterno-infantil.

Leia mais: files/Projeto_Rede_Cegonha_resumo_dez2013.pdf

 

Busca Rápida

Busca Rápida

Eventos

? Nenhum evento encontrado