paykasa bozum
 Portifolio

Pró-Saúde / Pet-Saúde

Portifolio

Portfólio do mês de Agosto

UBS- LEOPOLDO CRISÓSTOMO DE CASTRO

 

PROMOÇÃO DE SAÚDE, PREVENÇÃO DE AGRAVOS E CONTROLE DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS.

 

Mês de Agosto

No mês de agosto, os acadêmicos e preceptores do Pet-Saúde, supervisionados pela tutora Christina DCM Faria, deram continuidade aos planos de ação iniciados anteriormente, finalizaram a submissão dos trabalhos científicos para a Semana do Conhecimento da UFMG, e participaram das atividades rotineiras do Centro de Saúde.

Com relação aos planos de ação, o subgrupo da preceptora Daniela (acadêmica Amanda Cristina com participação do Rommel) finalizou a aplicação dos questionários a respeito das Doenças Respiratórias Agudas, e entregou o material de orientação. O subgrupo da preceptora Iara (Acadêmica Rayane) finalizou a aplicação do pré-questionário e a entrega do material de orientação ao setor de farmácia, para que possam ser entregues juntamente com as seringas para os usuários insulinodependentes. O subgrupo da preceptora Karina (aluna Karine) finalizou a primeira etapa da entrevista e orientaram sobre o uso correto dos dispositivos para inalação, relembrando que o trabalho foi desenvolvido com os usuários com doenças respiratórias e que fazem uso dos medicamentos Salbutamol e Corticóides.  Já o subgrupo da preceptora Tânia (aluna Ana Carolina) está em processo de desenvolvimento do material informativo para usuários com obesidade, sobre os programas disponíveis no Centro de Saúde (CS), para esta população. Finalizando, o subgrupo do preceptor Vinycios (Daniel, Glaúcia e Rommel) confeccionou um cartaz para ser colocado na recepção a respeito do acolhimento por classificação de risco, sistema de triagem de Manchester.

Com relação aos trabalhos científicos, foram submetidos oito resumos para apresentação no Encontro de Extensão/Semana do Conhecimento da UFMG. Durante todo o mês de agosto, tivemos o árduo, mas prazeroso trabalho de finalizar os resumos, adequando-os corretamente aos padrões científicos e às regras do evento. Abaixo o título dos trabalhos que foram submetidos:

 

1-Absenteísmo nos grupos operativos de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitusde uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Belo Horizonte.

 

2 - Ação de extensão relacionada ao Cartão de Vacinação de usuários adultos de uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Belo Horizonte: um relato de experiência

 

3 -  Adesão ao tratamento medicamentoso de pacientes hipertensos de uma unidade básica  de saúde de Belo Horizonte

 

4 - Adoção de hábitos de vida saudáveis pelos usuários de uma unidade básica de saúde de Belo Horizonte com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica

 

5 - Caracterização dos pacientes com obesidade e sobrepeso em uma unidade básica de saúde da cidade de Belo Horizonte

 

6 - Cartazes informativos na unidade básica de saúde como forma de fornecer informações básicas e pertinentes sobre cuidados com a saúde: um relato de experiência

 

7- Doenças respiratórias agudas e campanha nacional de vacinação contra a gripe: relato de experiência de uma ação desenvolvida com os usuários de uma unidade básica de saúde de Belo Horizonte

 

8 - Registro no prontuário médico em uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte: resultados de uma análise para desenvolvimento de um projeto de pesquisa com indivíduos acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral


No dia 23/08, foi realizado no CS um sábado dedicado a saúde da mulher, onde toda a equipe, juntamente com os alunos do PET-SAÚDE, elaboraram uma programação para contemplar esta população. Foram realizadas palestras com temas sobre climatério, taxoplasmose e a gravidez, sexualidade, dentre outros. Para complementar a programação também foi realizado uma consultoria de beleza, com dicas para o auto-cuidado, exames preventivos e de rotina, promovidos pela Dra.Tania e enfermeira Juliana. Também foram realizadotestes rápidos de Hepatite C e Hepatite B, sifilis e HIV, realizado pela enfermeira Daniela. Estes testes foram implementados pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte nos CS da rede, com curso de capacitação dos profissionais médico e enfermeiros. ( Figuras de 1 a 4).

Figura 1- Sábado: Saúde da Mulher

Figura 2- Sábado: Saúde da Mulher

Figura 3- Sábado: Saúde da Mulher

Figura 4- Sábado: Saúde da Mulher

 

Também como parte da rotina do PET-SAÚDE, os acadêmicos continuaram participando da programação do Centro de Saúde, como as reuniões de equipe, grupos operativos de diabéticos e hipertensos, reuniões do NASF dentre outras atividades, que certamente contribuem para formação de futuros profissionais que poderão possivelmente atuar neste cenário.

Terminamos o mês de Agosto, com muitas atividades e propostas para o novo mês que se inicia. Estamos com grandes expectativas para que Setembro seja também produtivo, com boas noticias referentes à aceitação da submissão dos trabalhos científicos para serem apresentados na Semana do Conhecimento da UFMG. 

 

Portfólio do mês de Maio

UBS- LEOPOLDO CRISÓSTEMO DE CASTRO

PROMOÇÃO DE SAÚDE, PREVENÇÃO DE AGRAVOS E CONTROLE DE DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSIVEIS.

MÊS DE MAIO

            O mês de maio foi marcado pela greve dos servidores da saúde da prefeitura de Belo Horizonte, que teve início no dia 06/05/2014 com término no dia 29/05/2014. A greve contou com adesão de 60% dos profissionais da sáude que reivindicaram reajuste salarial, melhores condições de trabalho, redução da população por equipe de PSF, reformulação no plano de carreira, etc. Durante esse período, nosso grupo tutorial deu continuidade às atividades já programadas.

            No dia 12/05/2014 foi realizada uma reunião no Centro de Saúde que contou com a participação dos acadêmicos, preceptores e da nossa tutora Christina DCM Faria (Figura 1). Essa reunião teve como um dos objetivos a apresentação dos novos alunos bolsistas integrantes do nosso grupo tutorial: Gláucia Navarro (Medicina); Karine Gonçalves (Farmácia); Rommel Furst (Medicina Veterinária); Samantha Ferreira (Nutrição). Todos se apresentaram nesta reunião. Em seguida, a tutora Christina informou aos novos alunos sobre todas as atividades que já foram desenvolvidas no Centro de Saúde pelo PET-SAÚDE, enfatizando aquelas que ainda estavam em andamento, tais como: execução de planos de ação a partir do reconhecimento da unidade; Projeto Medida Certa; Projeto de pesquisa comum, o PROVIDA; e o projeto específico da nossa linha tutorial, com a participação da mestranda Bárbara (Perfil de funcionalidade, incapacidade e saúde dos indivíduos pós Acidente vascular cerebral). As atividades a serem executadas pelos novos alunos (reconhecimento da unidade e desenvolvimento de uma proposta de plano de ação) foram discutidas. Os alunos veteranos ficaram responsáveis por tutorar e ajudar os novatos na primeira fase de reconhecimento da unidade de saúde, além de esclarecer quaisquer dúvidas sobre o andamento e objetivos dos projetos em execução.

            Nesta reunião, também foi discutido o desenvolvimento de trabalhos científicos a serem apresentados neste ano em eventos científicos. Os acadêmicos veteranos deveriam escolher, individualmente ou em grupo, os temas baseados nos projetos já desenvolvidos pelo nosso grupo tutorial e procurar um preceptor para orientar a formulação dos trabalhos científicos. A tutora Christina pediu que enviássemos o título e uma breve síntese sobre a escolha do tema e do preceptor. Dentre os trabalhos escolhidos pelos acadêmicos, temos: “Conscientização dos usuários do Centro de Saúde Leopoldo Crisóstomo de Castro sobre a importância do cartão de vacinas” (Autoras: Luísa e Pamela; Preceptoras: Karina e Daniela); “Principais causas de absenteísmo nos grupos operativos de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sístólica" (Autoras: Amanda Couto e Maria Fernanda; Tutora: Tania); “Projeto Pró-vida - Identificar a percepção que usuários hipertensos e diabéticos têm da sua qualidade de vida” (Autora: Juliana Lemes; Preceptora: Daniela); “Projeto AVE - identificar as barreiras encontradas na execução do referido projeto” (Autora: Rayane; sem preceptor definido); “Projeto AVE - Título: A importância do prontuário no serviço de saúde e na integração entre os profissionais de saúde” (Autor: Daniel Franco; Preceptor: Vinycius). 

Figura 1: Reunião do grupo tutorial.

Em relação ao projeto PROVIDA (ainda em andamento), a aluna Amanda Couto está encontrando dificuldades para finalizar a re-aplicação dos questionários em 10% dos usuários. Os usuários mostram-se resistentes à repetição da avaliação, o que está atrasando a finalização do projeto. Contudo, espera-se que essa etapa possa ser finalizada ainda neste primeiro semestre. A aluna Junia Nascimento, responsável pela re-digitação de 10% dos questionários já finalizou seu trabalho, sem maiores problemas.

            Apesar da greve e paralisações dos servidores da saúde, em maio, os acadêmicos ainda puderam acompanhar algumas atividades desenvolvidas no CS. Os alunos novatos, acompanhados de seus respectivos alunos/ orientadores, fizeram o reconhecimento da UBS, acompanharam reuniões de equipes, grupos operativos e alguns subgrupos já iniciaram a elaboração do Plano de ação. Além disso, a aluna Amanda Couto pode acompanhar uma reunião do Conselho Local de Saúde, que contou com a participação dos gestores e membros da comunidade, no dia 20/05/2014. O diálogo entre os servidores do CS e os moradores do bairro União foi extremamente produtivo, além de propiciar a construção de uma atenção primária voltada para as necessidades e expectativas daquela comunidade.

 

Relatos do mês de Setembro

Em continuação aos relatos das atividades do Grupo Tutorial, dessa vez teremos acesso aos acontecimentos do mês de setembro.
 
Confiram a síntese das atividades realizadas:
 

Atividades de Agosto

O Portfolio do mês de Agosto conta com as novidades do grupo tutorial.
 
Além da entrada de novos membros, as reuniões foram abordadas e registradas.
 
Leia completo aqui:
 

O Mês de Julho

As novidades do mês de julho conta com as experiências da 1ª Mostra Local PET-Saúde
 

Busca Rápida

Busca Rápida

Eventos

? Nenhum evento encontrado