paykasa bozum
 Portifolio

Pró-Saúde / Pet-Saúde

Portifolio

TRABALHOS REALIZADOS PELO CENTRO DE SAÚDE RIBEIRO DE ABREU

Saúde e Ambiente

As equipes do Centro de Saúde Ribeiro de Abreu vêm desenvolvendo pesquisas relacionadas à saúde e meio-ambiente. Os trabalhos realizados encontram-se disponíveis nos links abaixo:

 

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

PROMOÇÃO À SAÚDE AMBIENTAL: CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO CENTRO DE SAÚDE RIBEIRO DE ABREU, NA IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS QUE IMPACTAM À SAÚDE DOS MORADORES DO BAIRRO

Introdução

O bairro Ribeiro de Abreu, localizado na Região Nordeste de Belo Horizonte, é uma zona de ocupação relativamente recente, a qual vem crescendo de forma rápida e desordenada em virtude do aumento da população e da falta de um planejamento para a ocupação da área. O Ribeiro de Abreu cresceu com sérios problemas infraestruturais, esses trouxeram consigo sérios riscos ambientais que em sua maioria refletem diretamente no estado de saúde e qualidade de vida da população. (1) O agente comunitário de saúde (ACS), é um profissional da comunidade e a representa dentro do serviço de saúde. Entre as atribuições específicas do ACS, consta o desenvolvimento de atividades de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, e vigilância à saúde. (2) Ao se analisar as potencialidades desse profissional na Atenção Básica, percebe-se que ele é fundamental no envolvimento da população para o enfrentamento dos problemas de saúde, sobretudo para a modificação das condições de vida.

Objetivo

Desenvolver atividades educativas de capacitação, na área de saúde e ambiente voltados para os Agentes Comunitários de Saúde.

Métododologia

Participaram deste estudo, 15 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pertencentes às 3 equipes de Saúde da Família, do Centro de Saúde Ribeiro de Abreu. Os ACSs foram convidados a participar de 5 oficinas, com duração média de 1 hora, semanalmente. Os temas abordados foram: higiene corporal, cuidados com a água, higienização de alimentos, prevenção, controle da leptospirose e prevenção da leishmaniose, tendo futuramente uma palestra sobre posse responsável e castração, no qual será feita gratuitamente no bairro. As oficinas foram ministradas por diversos profissionais da área da saúde.

Resultados

Verificou-se que cada ACS tornou-se um multiplicador dos conhecimentos adquiridos por meio das oficinas, levando aos moradores uma fala educativa, tendo efeitos positivos no que diz respeito à melhora da qualidade de vida dos indivíduos da área de abrangência.

Conclusão

Pode-se concluir que a realização das oficinas de promoção à saúde ambiental, mostrou ser uma importante ferramenta, minimizando os aspectos negativos das condições ambientais e de saúde.

 

CUIDAR PARA NÃO CHIAR – ASMA E MEIO AMBIENTE

 

INTRODUÇÃO

A asma é a doença crônica mais comum das vias aéreas, sendo caracterizada por obstrução ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. Os principais predisponentes de asma e de rinite alérgica são a hipersensibilidade aos ácaros da poeira doméstica, ao mofo e aos pelos de animais. Além de riscos químicos presentes no ambiente como a fumaça de cigarro, as mudanças climáticas e a poluição. A asma acomete 20% da população infanto-juvenil de Belo Horizonte. Portanto, é importante o desafio de criar um ambiente livre de alérgenos nas residências dos usuários, sendo este o motivo que nos incentivou a desenvolver o trabalho Cuidar para não chiar – a asma e o meio ambiente no grupo tutorial Saúde e Ambiente do Pet- Saúde no Centro de Saúde Ribeiro de Abreu em Belo Horizonte.

OBJETIVO

Verificar a prevalência de controle ambiental em uma população atendida pelo programa de saúde da família, na área de abrangência do Centro de Saúde Ribeiro de Abreu, no município de Belo Horizonte e estabelecer as possíveis associações com exacerbações de asma nesta população.

 

METODOLOGIA

•      Seleção de 28 crianças e adolescentes classificados como asmáticos graves, de ambos os sexos – 8 Meses a 14 anos;

•       Visitas domiciliares nas casas pelos ACS´s acompanhados das bolsistas do projeto – 7 de janeiro a 28 de fevereiro;

•       Aplicação do questionário Guia de Avaliação Ambiental do Alérgico - CORA.

 

RESULTADOS E CONCLUSÃO

De acordo com as respostas, foi encontrado o percentual que evidencia que a maioria das crianças asmáticas está em ambientes que provavelmente agravam suas crises. A partir dos resultados levantados, foi possível caracterizar os domicílios e os agravos mais comuns. Posteriormente, foi realizada propostas intervenções nestes domicílios, por meio da elaboração de uma cartilha informativa sobre como proporcionar um ambiente saudável para usuários com asma. Além disso, foi feita a inclusão das informações obtidas nas visitas domiciliares no prontuário de cada criança selecionada, a fim de que os profissionais que as avaliarem tenham noção do que pode estar causando ou exacerbando as crises respiratórias, possibilitando um tratamento mais eficaz. Podemos concluir que os usuários asmáticos com crises graves, da área de abrangência do Centro de Saúde Ribeiro de Abreu, não possuem ambiente adequado para prevenir crises intercorrentes de asma. A orientação dos cuidados e a adequação dos domicílios para asmáticos graves proporcionam um tratamento mais eficaz, evitando o agravamento da patologia, garantindo qualidade de vida.

 

Portfólio de Novembro

Tutora: Profa. Leiliane Coelho André
 
Preceptoras: Adirley Viana; Isabela Rezende; Alessandra Castro; e Camila Martins
 
Alunas: Adriana Assunção ; Amanda Teixeira ; Érika Santos; Gisele Oliveira ; Jennifer Rodrigues;   Marina Marliére; Renata Andrade e Rafaela Rubim
 
Novembro/2012
 
 
Entrada do Centro de Saúde Ribeiro de Abreu
 
HISTÓRICO DO BAIRRO RIBEIRO DE ABREU
 
- Localização: Região Nordeste de Belo Horizonte. A região Nordeste é uma das três maiores da cidade de Belo Horizonte, tanto em área geográfica quanto em número de habitantes.
 
- Censo 2010: 8.423 moradores
 
- Fundação: 1955
 
- Vulnerabilidade Social: Alta
 
 
SETORES DO CENTRO DE SAÚDE
 
RECEPÇÃO
 
Recebe os usuários do CS, marca consultas; fornece informações quanto ao funcionamento do local e entrega resultados de exames de Patologia Clínica.
 
 
PORTARIA
 
O porteiro organiza a fila da coleta de material de Patologia clínica e de marcação de consultas; fornece informações e ajuda nos casos de pacientes que não se sentem bem.
 
 
ACOLHIMENTO
 
- Norma forma de Atendimento Humanizado do Sus (Sistema Único de Saúde).  Implementada no ano de 2003.
 
- O acolhimento é realizado por diferentes profissionais dependendo da demanda.
 
- O serviço de acolhimento (demanda espontânea) tem sido identificado pela política do SUS como uma dimensão espacial, que se traduz em recepção administrativa e ambiente confortável e como uma ação de triagem administrativa e repasse de encaminhamentos para serviços especializados.
 
GERÊNCIA
 
- A gerente é responsável pela gestão do Centro de Saúde.
 
- A gerência possui como funções principais as atividades administrativas e de gestão do centro de saúde. O desempenho dessas funções gerenciais requerem conhecimentos e habilidades que passam pelas dimensões técnica, administrativa, política e psicossocial. O papel do gerente é fundamental na articulação das relações entre as pessoas, estruturas, tecnologias, metas e meio ambiente, incluindo aí os usuários dos serviços.
 
CONSULTA MÉDICA/ ENFERMAGEM
 
- As consultas realizadas no Centro de Saúde são baseadas em três pilares: Promoção, prevenção e Terapêutica.
 
- Todo consulta segue o Protocolo proposto pela Prefeitura de Belo Horizonte.
 
- As consultas são realizadas pelo médico da Equipe de Saúde da Família e pelos profissionais da enfermagem, os quais são responsáveis pelo acompanhamento de pré-natal, desenvolvimento da criança, saúde da mulher, acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos e idosos.
 
 
 
VACINA
 
- As vacinas ficam armazenadas em câmaras frias (2-8⁰C).
 
- A vacinação é realizada por técnicos e auxiliares de enfermagem, utilizando todos os procedimentos de biosegurança.
 
- As campanhas de vacinação promovidas pela PBH tem adesão da população, mas ACS fazem busca ativa de crianças que estão com o esquema vacinal em atraso ou em alguns casos a população procura o CS para realizar as vacinas que estão atrasadas.
 
 
SALA DE CURATIVO
 
- São realizados procedimentos de limpeza de feridas e avaliação destas. Sempre sob supervisão das enfermeiras.
 
- Após a utilização das instrumentações (tesoura, pinça, etc.) as mesmas são direcionadas para uma pequena sala de expurgo, onde os próprios técnicos de enfermagem são responsáveis por lavá-las e encaminhá-las para a Central de Material Esterilizado-CME, onde é feita uma segunda lavagem e a esterilização.
 
 
SALA DE OBSERVAÇÃO
 
- Recebe os pacientes com queixas mais graves e que precisam de atendimento imediato devido a gravidade do quadro de saúde;
 
- Os procedimentos realizados são soroterapia, soro-reidratante (TRO), administração de medicamentos, oxigenação.
 
 
MARCAÇÃO DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS
 
- O atendimento é realizado frequentemente por um auxiliar administrativo, através da apresentação pelo paciente da guia do pedido médico.
 
- Todo o agendamento é feito através de sistema informatizado sendo que as vagas são disponibilizadas de acordo com a ordem de prioridade.
 
- O agendamento das consultas é feito de acordo com a disponibilidade de vagas. Caso todas estejam preenchidas, o usuário é incluído numa lista de espera e um número de registro.
 
- Exames mais procurados: Raio-X, endoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico.
 
- Consultas especializadas mais procuradas: Oftalmologia, ortopedia, cardiologia e angiologia.
 
 
ZOONOSE
 
A zoonose durante 4 dias da semana está direcionada para o Progrma de Controle da Dengue e toda sexta-feira ela está direcionada para o Programa da Leishmaniose, desratização, animais peçonhentos.
 
 
FARMÁCIA
 
- Cabem aos profissionais deste setor, técnicos de enfermagem, as atividades de dispensação, reposição de estoques, participação conjunta com o farmacêutico na realização de inventários e controle das atividades diárias da farmácia.
 
- A farmácia dispensa os medicamentos básicos padronizados pelo município. Os medicamentos mais requeridos e prescritos para usuários são para o tratamento de diabetes, hipertensão, controle do colesterol, cardíacos, asma, alergias e infecções bacterianas.
 
 
VISITA DOMICILIAR
 
- As visitas domiciliares são realizadas pelas ACS (Agente Comunitário de Saúde) e ACE ( Agente Combate de Endemias) com mais frequência.
 
- As visitas domiciliares realizadas na comunidade, vinculadas ao Centro de Saúde Ribeiro de Abreu, são feitas mais comumente pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pelos profissionais do NASF e pelas equipes da zoonose.
 
 
ODONTOLOGIA
 
- Os profissionais da saúde bucal realizam atividades fora do centro de saúde como palestras à comunidade, grupos de escolarização, visita domiciliar e atividades epidemiológicas com códigos de risco, principalmente nas crianças.
 
- O SUS disponibiliza gratuitamente escova dentária e pasta de dente para as famílias cadastradas no Centro de Saúde
 
 
COLETA DE MATERIAL LABORATORIAL
 
- São atendidos em médias 24 pessoas por dia. São coletados materiais para exames de sangue, fezes, urina e secreções respiratórias. Todo material colhido é encaminhado para uma Central de Patologia Clínica. Os resultados ficam disponíveis, geralmente, em 15 dias.
 
- O material biológico é organizado nas maletas de resfriamento devidamente etiquetadas e acompanhadas da folha de conferência.
 
 
CONCLUSÃO
 
A atividade proposta de reconhecimento do Centro de Saúde Ribeiro de Abreu foi realizada pelas alunas como forma de conhecer uma nova realidade com a qual irão trabalhar, além de servir como uma forma de interação pessoal e social com o CS-Ribeiro de abreu.
 
“Foi bastante envolvente e serviu para criar um vínculo com os profissionais que trabalham no centro e que serão nossos companheiros nessa jornada” (Amanda - Bolsista Fisioterapia);
 
”(...) foi de grande utilidade para justamente conhecermos um pouco mais sobre o local de intervenção e as demandas dos usuários do Centro de Saúde Ribeiro de Abreu” (Gisele - Bolsista Psicologia);
 
“A realização desta atividade permitiu a construção de uma opinião crítica sobre o Sistema Público de Saúde, que apesar de algumas limitações como a falta de recursos materiais e um número reduzido de profissionais, que ainda assim conseguem atender a população de forma satisfatória” (Adriana - Bolsista Farmácia).

Busca Rápida

Busca Rápida

Eventos

? Nenhum evento encontrado