paykasa bozum
 SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Pró-Saúde / Pet-Saúde

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

PROMOÇÃO À SAÚDE AMBIENTAL: CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO CENTRO DE SAÚDE RIBEIRO DE ABREU, NA IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS QUE IMPACTAM À SAÚDE DOS MORADORES DO BAIRRO

Introdução

O bairro Ribeiro de Abreu, localizado na Região Nordeste de Belo Horizonte, é uma zona de ocupação relativamente recente, a qual vem crescendo de forma rápida e desordenada em virtude do aumento da população e da falta de um planejamento para a ocupação da área. O Ribeiro de Abreu cresceu com sérios problemas infraestruturais, esses trouxeram consigo sérios riscos ambientais que em sua maioria refletem diretamente no estado de saúde e qualidade de vida da população. (1) O agente comunitário de saúde (ACS), é um profissional da comunidade e a representa dentro do serviço de saúde. Entre as atribuições específicas do ACS, consta o desenvolvimento de atividades de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, e vigilância à saúde. (2) Ao se analisar as potencialidades desse profissional na Atenção Básica, percebe-se que ele é fundamental no envolvimento da população para o enfrentamento dos problemas de saúde, sobretudo para a modificação das condições de vida.

Objetivo

Desenvolver atividades educativas de capacitação, na área de saúde e ambiente voltados para os Agentes Comunitários de Saúde.

Métododologia

Participaram deste estudo, 15 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pertencentes às 3 equipes de Saúde da Família, do Centro de Saúde Ribeiro de Abreu. Os ACSs foram convidados a participar de 5 oficinas, com duração média de 1 hora, semanalmente. Os temas abordados foram: higiene corporal, cuidados com a água, higienização de alimentos, prevenção, controle da leptospirose e prevenção da leishmaniose, tendo futuramente uma palestra sobre posse responsável e castração, no qual será feita gratuitamente no bairro. As oficinas foram ministradas por diversos profissionais da área da saúde.

Resultados

Verificou-se que cada ACS tornou-se um multiplicador dos conhecimentos adquiridos por meio das oficinas, levando aos moradores uma fala educativa, tendo efeitos positivos no que diz respeito à melhora da qualidade de vida dos indivíduos da área de abrangência.

Conclusão

Pode-se concluir que a realização das oficinas de promoção à saúde ambiental, mostrou ser uma importante ferramenta, minimizando os aspectos negativos das condições ambientais e de saúde.

 

Busca Rápida

Busca Rápida

Eventos

? Nenhum evento encontrado