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 PRO II

Pró-Saúde / Pet-Saúde

Pro II

Pró-saúde II UFMG

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde II) foi lançado pela Portaria Interministerial Nº 3019, de 26 de novembro de 2007, com início em maio de 2010. Pela UFMG, os cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Terapia Ocupacional apresentaram proposta, cujo fundamento é o trabalho interdisciplinar. A Proposta de ação interprofissional está centrada em um Território, enfatizando a perspectiva da Atenção Primária em Saúde. Ressalta-se, sobretudo, a interação com a comunidade local e a SMSA, bem como com outros órgãos públicos do Município que possam contribuir para a dimensão da intersetoriedade.

As ações interinstitucionais têm como ganhos a sinergia de recursos e de esforços nos campos de pesquisa, ensino, compartilhamento da oferta de serviços de suas unidades de Saúde e troca de experiências nas diversas metodologias do processo pedagógico, voltadas para os cenários de prática de ensino. Para elaboração do projeto do Pró-Saúde II levou-se em consideração a situação atual dos cursos que o integram, com base nos seguintes eixos: Orientação teórica (Determinantes do processo saúde-doença; Produção de conhecimento segundo as necessidades do SUS; Pós-graduação e Educação Permanente); Cenários de Prática (Interação ensino-serviço; Diversidade dos cenários no processo de aprendizagem; Articulação dos serviços universitários com o SUS); Orientação Pedagógica (Análise crítica da Atenção Básica; Integração do ciclo básico/ciclo profissional; Mudanças metodológicas).

Vale reforçar mais uma vez que o elemento mais consistente deste trabalho interprofissional e interinstitucional será o desenvolvimento do Projeto Território (SUS – Municipal)/ Escola, cujo ponto fulcral é a percepção da Atenção Primária à Saúde como espaço de ensino/aprendizagem, de produção de conhecimentos, introdução de novas tecnologias de assistência e gestão e oferta de serviços, tendo como parâmetros a territorialidade, interdisciplinaridade, interprofissionalidade e intersetoriedade, orientados pelo princípio da autonomia das pessoas.

Os sete cursos envolvidos no Pro-saúde II tem um planejamento específico de ações em desenvolvimento voltadas para o aprimoramento das atividades de orientação teórica e pedagógica, e melhor integração ensino-serviço nos cenários de prática.

A estratégia do curso de Educação Física procurou envolver profissionais (docentes e profissionais da área externos ao curso de Educação Física) e alunos de todos os períodos do curso a fim de apresentar as diversas possibilidades de inserção do Profissional de Educação Física na área da Saúde. As ações visam principalmente despertar o interesse para essa nova vertente: a Saúde. As atividades do Pró Saúde II Educação Física estão em fase de execução do cronograma proposto, assim, encerramos em Novembro os ciclos de palestras, as quais versaram sobre os seguintes temas:

1o Ciclo de Palestras - Maio: Formação do profissional de EF para a intervenção interdisciplinar na atenção primaria a Saúde;

2o ciclo de palestras – setembro: A importância do profissional de EF na atenção primaria a Saúde;

3o ciclo de palestras – Outubro: Exercício e grupos especiais e

4o ciclo de palestras - Novembro: Exercício, Esporte e Inclusão.

 

II Ciclo Palestras do ProSaude II

http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/index.php?op=ler_noticia&cod=1441

III Ciclo Palestras do ProSaude II

http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/index.php?op=ler_noticia&cod=1472

IV Ciclo Palestras do ProSaude II

http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/?op=ler_noticia&cod=1488

http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/index.php?op=ler_noticia&cod=1495

Encerrando o ciclo de eventos, está previsto para Março de 2014 o fechamento com um evento de 03 dias com tema principal: “Profissional de EF na área da saúde: desafios e perspectivas”.  Além dos eventos, ao longo de 2013, cartilhas estão sendo elaboradas para serem publicadas. Todas as palestras serão registradas em um livro, de modo que o conhecimento seja disseminado entre estudantes e profissionais de educação física. 

O curso de Fisioterapia, no intuito de contemplar os objetivos do Pro-saúde II, propôs um curso de formação e atualização para todo seu corpo docente, ministrado por profissionais que se despontam na área da Atenção Básica e que ocupam funções específicas em setores da saúde dentro da prefeitura. Este curso tem como objetivo discutir novas metodologias e tecnologias de ensino, assim como facilitar a inserção do nosso aluno nos serviços de atenção básica. Da mesma forma, acredita-se que esta formação dos docentes vai ajudar na implantação do novo currículo, que está voltado para a interface ensino-serviço, desde os primeiros anos de formação do aluno. Atualmente, os cenários de prática do curso de Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde estão localizados no distrito nordeste do município e, acontecem no último período. Com a proposição do novo currículo, o aluno será inserido no serviço, visando à construção de práticas compartilhadas, desde os primeiros semestres do curso. Além disto, deverá ser realizado um evento acadêmico, em forma de fórum, aberto à comunidade acadêmica, no qual serão discutidas propostas de metodologias e tecnologias de ensino, reestruturação de serviços, parcerias ensino-serviço, entre outros. Este fórum terá como objetivo fomentar a discussão e reforçar a necessidade da interdisciplinaridade, interprofissionalidade e intersetoriedade.

A fim de contemplar os objetivos do Pro-saúde II, o curso de Fonoaudiologia em sua instância colegiada propôs a criação de uma disciplina optativa intitulada “Tópicos em Fonoaudiologia C: Pró-saúde e Fonoaudiologia” com 20 vagas para alunos do 2º ao 6º período de graduação, e a readequação do estágio externo do 8º período com 10 vagas para os alunos em fase final de formação.  As disciplinas iniciaram no segundo semestre de 2010 após negociações e pactuações com a Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, os cenários de prática da fonoaudiologia na atenção primaria à saúde estão localizados no distrito norte do município. O curso está finalizando a implantação da reforma curricular, na qual a saúde coletiva ganhou mais visibilidade.  Outras ações estão sendo desenvolvidas com ênfase na formação continuada do docente e na apropriação de novas metodologias de ensino e aprendizagem.  Um laboratório de pesquisa está sendo construído, e constituirá um espaço privilegiado para realização de pesquisas da graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia. Além disso, no eixo integração ensino serviço está sendo desenvolvido um projeto de construção compartilhada de protocolização da avaliação fonoaudiológica e atendimento em grupo na atenção primária em parceria com as fonoaudiólogas do distrito norte. Outro dado relevante é a inserção de duas fonoaudiólogas no mestrado acadêmico em Ciências Fonoaudiológicas com projetos oriundos de saberes e práticas do território.

O Pró Saúde II da Nutrição está viabilizando o projeto “Avaliação Curricular do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais”, o qual tem  o objetivo de identificar demandas e elaborar estratégias para reforma curricular do Curso de Graduação em Nutrição da UFMG, tendo como princípio a missão deste como formador de recursos humanos para o SUS. É promovido pelo Departamento de Nutrição e pelo Colegiado de Nutrição e financiado com recurso do Pró Saúde II, contando com a participação de todos os docentes do NUT e de docentes dos demais departamentos que participam da formação do nutricionista na UFMG. Além disso, o Pro-saúde também colaborou com o I Seminário do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição, além de ter contribuído na instalação física do Departamento de Nutrição. O Curso de Nutrição tem participado de inúmeros programas de âmbito nacional, regional e local com o objetivo de fortalecer o SUS enquanto política pública de acesso universal. Neste sentido, aceitou o desafio de participar do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde II).

A busca da interdisciplinaridade motivou o grupo a criar estratégias comuns aos sete cursos envolvidos no projeto. Uma delas foi o curso de formação de docentes que aconteceu no período de setembro a novembro de 2013. O curso “Pro-Saúde II: formando para o SUS”, foi realizado pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP) em parceria com o Giz da UFMG.  Com uma proposta inovadora, em formato semi-presencial, cerca de 30  professores da área da saúde da UFMG tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre o processo integração ensino-serviço no Sistema Único de Saúde, visando à reorientação da formação profissional dos estudantes da área da saúde, assim como vivenciar metodologias ativas de ensino- aprendizagem. Para maiores informações: http://www.esp.mg.gov.br/noticias/esp-mg-inicia-capacitacao-pro-saude/

Outra ação conjunta foi a criação da disciplina “TÓPICOS: PRÓ-SAÚDE II – INTERDISCIPLINARIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA”.  A disciplina, cuja ementa é “Fundamentos da atenção primária na saúde, com ênfase na interdisciplinaridade e intersetorialidade, como estratégia de consolidação do Sistema Único de Saúde”, constituiu uma das ações disparadoras das atividades do Pro-saúde II da UFMG. Ela surgiu como uma possibilidade de articulação entre os cursos, alunos e professores na construção de uma proposta de ação conjunta e integrada na rede, aproximando a formação do docente universitário das necessidades da atenção básica. A mesma foi ofertada no segundo semestre de 2010 e contou com docentes e discentes dos sete cursos do Pro-saúde II. 

Equipe:

 

COORDENAÇÃO

Coordenador Geral: Prof. Edson Perini – http://lattes.cnpq.br/9668040332832819

Cargo: Professor do Curso de Farmácia 

 

CURSOS ENVOLVIDOS

Educação Física

Responsável: Prof. Franco Noce - http://lattes.cnpq.br/6968458736423568

Farmácia

Responsável: Prof. Edson Perini – http://lattes.cnpq.br/9668040332832819

Fisioterapia

Responsável: Prof.a Lygia Paccini Lustosa - http://lattes.cnpq.br/5088850480780281

Fonoaudiologia

Responsável: Prof.a Juliana Nunes Santos - http://lattes.cnpq.br/8642373154849686

Nutrição

Responsável: Prof. José Divino Lopes Filho - http://lattes.cnpq.br/0382881807336155

Terapia Ocupacional

Responsável: Prof.a Regina Céli Ribeiro - http://lattes.cnpq.br/9772444946291536

 Medicina Veterinária

Responsável: Prof. Marcos Xavier Silva - http://lattes.cnpq.br/1407172552612027

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